Uma noite com Yemanjá

Eu sou a carioca menos praiana que existe.

Até gosto de praia, mas não a ponto de frequentar.

Aí eu fui à Bahia em 2009 2008 e, em uma visita ao Terreiro de São Jorge, soube que sou filha de Oxossi e Yemanjá. E o espanto inicial foi substituído pela compreensão de que na verdade não é que eu não goste de praia: o que me incomoda é a praia cheia, o barulho dos vendedores de mate e picolé, a falta de espaço para andar na areia e para mergulhar no mar; enfim, meu desagrado é com os profanadores, com os “vendilhões no templo”. Depois que entendi isso, minha relação com a praia passou a fazer mais sentido.

Hoje pela primeira vez fiz um programa óbvio para a maioria dos cariocas mais descolados que eu, mas que para mim foi uma novidade incrível: aproveitei o finalzinho das férias e fui para a praia, com meu filho, o amiguinho e a mãe, às cinco e meia da tarde. Já chegamos com o sol mais fraco e as areias do Arpoador quase vazias. À medida que escurecia, fomos nos tornando os donos daquele pedacinho de praia.

E foi então que eu tive minha experiência mística. Mergulhei no mar à noite, pela primeira vez, e foi como uma epifania. Difícil foi me convencer de que já estava na hora de ir embora – saímos de lá depois das nove da noite, com as crianças cansadas e famintas.

Para completar a noite, despontou no céu de Copacabana a lua mais linda que se possa imaginar.

Só quando cheguei em casa, depois da pizza, quase à meia-noite, me dei conta de que passei o solstício de verão mergulhando no mar. Não sei bem o que isso significa, mas com certeza é sinal de boa coisa.

-Monix-

Não consegui descobrir a origem da imagem, se alguém souber quem é o autor fique à vontade para deixar um comentário que eu dou o crédito.

10 Respostas

  1. […] ano intenso. Para dizer o mínimo. Começou de um jeito e terminou de outro totalmente diferente, como já tinha sido previsto. A Mônica de janeiro nunca poderia imaginar a Mônica de dezembro. As mudanças foram para melhor, […]

    Gostar

  2. Mo, emocionei com seu relato. Eu sou filha de Oxum, das águas doces, mas também adoro a praia assim, desse jeito. Estou planejando minhas visitinhas noturnas ao mar durante as férias. Quem sabe a gente não combina algum dia?

    Gostar

  3. Ai que delícia de relato!
    Também amo praia à noite. Quandop morava no Arpoador voltava do trabalho e ia à praia quase todos os dias.
    Esta semana fui com as meninas pegar o Dudu na creche e mergulhar em Itaquá. Bom demais.
    Beijo enorme, hermana (também sou filha de Iemanjá com Oxossi)

    Gostar

  4. Monix, isso é a única coisa que presta no verão: praia no fim da tarde. Repita o programa sempre que puder!

    Gostar

  5. Que coisa mais deliciosa, Monix! Eu amo a praia, o mar, o astral. Mas, sou frequentadora dos horários menos cheios também, pra pegar o melhor sol. Detesto ficar me espremendo pra encontrar um espacinho sequer. Acho que só em Morro de São Paulo entrei no mar à noite, no Reveillon. Quem sabe uma hora dessas eu não te imito?
    Beijos!

    Gostar

  6. Acho que esse será o gde programa do Verão, como foi ano passado. Praia à noite. Boa pedida.
    Vou fazer o mesmo em breve.
    bjs e Feliz Natal!

    Gostar

  7. delícia mesmo, Moniquita, arpoador à noite é tudo! Espero repetir esse programa janeiro inteiroooo! :)

    Gostar

  8. Nossa, Monix! Tb sou filha de Iemanjá e praia à noite é uma coisa divina! As melhores praias da minha vida sempre foram após 18h!

    Adorei a Iemanjá da fota! Sempre vejo retratarem a rainha dos mares como uma pessoa branca e quase tenho um treco cada vez q vejo!

    p.s. tava passando de carro ontem pelo Arpoador, voltando da Barra, qdo vc devia estar lá, mergulhando, rsrs.

    Gostar

  9. Que beleza de relato,
    senti sua descoberta aqui com seu mergulho de corpo e alma,gostaria de estar ai tb.

    bjs

    Gostar

  10. odoya…. certamente as energias estavam propícias; entendi que gostava de mar qd saí da muvuca e comecei a frequentar em horários melhores… nascer do dia, cair da tarde… axé…

    Gostar

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.