Solstício de inverno

O começo oficial do inverno aconteceu na tarde desta terça-feira (21), data que coincidiu com o solstício de inverno, fenômeno que marca o começo da estação mais fria do ano. Esta data também era de grande importância para diversas culturas antigas, que de um modo geral a associavam simbolicamente a aspectos como o nascimento ou renascimento.

O solstício de inverno é ‘o dia mais curto do ano’, em que o Sol nasce mais tarde e se põe mais cedo, fato que ocorre devido à angulação da estrela perante a Terra. Por outro lado,  no solstício de inverno acontece a noite mais longa do ano. No entanto, a partir deste dia, o Sol volta cada vez mais forte, para chegar ao seu ápice no solstício de verão.

(Fontes: Wikipedia, Bruxaria, Notícias BR)

Alheia a tudo isso, acordei cedíssimo, sem despertador, e fui caminhar. Pensando em  ir em busca do sol, enfrentando o frio lá fora, ao invés de encolher-me nas cobertas. Fiquei pensando em como eu sou, de fato, uma pessoa de manhãs; na necessidade de tomar posse do meu corpo,  e lembrando de uma imagem na qual esbarrei dia desses:

Dei-me conta de que trata-se de uma escolha – como sói acontecer com várias e importantes coisas nessa vida. Iniciei o dia satisfeita e disposta a assumir um compromisso comigo mesma – o tipo mais desafiador.

E aí quando, já ao anoitecer o Google me lembrou do solstício, formou. Porque, vocês sabem, eu não acredito em coincidência – ni en bruxas, pelo que las hay...

Helê

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: