Pavimentação

Meus amigos arquitetos que me perdoem, mas eu ando muito irritada com o calçamento de pedras portuguesas aqui no Rio.

Entendo que é um material durável e, principalmente, reutilizável. E além de tudo tem um charme inigualável. Os calçadões de pedra portuguesa são um dos símbolos da cidade.

Mas infelizmente as sucessivas administrações não têm mostrado muita competência para a manutenção desse calçamento tão típico. O resultado é que as calçadas ficam irregulares, mal cuidadas, esburacadas em nível grave. Não é à toa que a gente cai o tempo todo – mulheres que andam de salto no centro da cidade, me digam se é possível.

Eu acho o seguinte. Enquanto não tivermos competência para deixar nossas calçadas como devem ser…

… meu voto é para que as charmosas pedras portuguesas fiquem apenas nas calçadas de pontos turísticos – orla de Ipanema e Copacabana, Largo da Carioca, Vila Isabel – e que no resto da cidade as pessoas possam andar numa superfície plana.

Se bem que as calçadas de cimento também são uma buraqueira só. Coerência, não trabalhamos.

– Monix –

Informação sobre a foto: a calçada em questão fica em Coimbra, e parecia mais limpa e encerada que o chão da minha casa. Humilhação feelings.
Trilha sonora: para ler ouvindo Pavimentação, dos Titãs